FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado
Política
Vitória» Governo edita decreto sobre mandato classista e mantém servidores na folha de pagamento

"Temos que celebrar a rapidez com que a ministra Esther Dweck resolveu essa demanda que se arrasta desde o governo Temer, que havia expulso os servidores liberados em mandato classista da folha de pagamento do governo. Começamos bem as relações de trabalho no serviço público federal", comemora Rudinei Marques.

Com informações de: Ascom/FONACATE

Compartilhe esta publicação:

Conforme prometido pela ministra de Gestão, Esther Dweck, durante a reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente, realizada na terça-feira (7 de fevereiro), o governo editou o Decreto 11.411, de 8 de fevereiro de 2023, que mantém dirigentes com mandato classista na folha de pagamento da União.

O presidente do Fonacate, Rudinei Marques, enfatiza que o Decreto foi uma conquista importante de todas as entidades do Fórum e da organização sindical. “Temos que celebrar a rapidez com que a ministra Esther Dweck resolveu essa demanda que se arrasta desde o governo Temer, que havia expulso os servidores liberados em mandato classista da folha de pagamento do governo. Começamos bem as relações de trabalho no serviço público federal”, comemora Marques.

O Fonacate, em todas as oportunidades que teve de conversar com governos anteriores, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), sempre apresentava essa pauta contra o então Ofício-Circular n. 605/2016-MP, que retirou da folha de pagamentos da União os servidores com liberação para mandato classista, privando-os, inclusive, de contracheque. O tema também foi apresentado nas reuniões do Fórum com a equipe de transição do governo Lula, no final de 2022.

Em artigo publicado pelo presidente Rudinei Marques e pelo presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, ambos lembram que “reverter retrocessos para avançar nos marcos legais da organização do trabalho em geral, e no serviço público em particular, não anulam os efeitos do ciclo econômico e de decisões políticas sobre o bem-estar dos trabalhadores, mas ajudam na construção de relações menos assimétricas entre empregador e empregado” (clique aqui para ler o artigo).

As entidades afiliadas ao Fonacate se manifestaram sobre o Decreto 11.411, por meio das redes sociais nesta quinta-feira, com um agradecimento especial à ministra Esther Dweck.

Busca


Filtros


  • Categorias