FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado
Servidor
Servidores realizam atos pela recomposição salarial

Manifestações pela recomposição salarial ocorreram também em outras regiões do país. O primeiro ato da luta conjunta em 2022 teve grande repercussão na imprensa. A agenda de enfrentamento terá sequência nas próximas semanas.  

Com informações de: Ascom/ANPPREV e Ascom/FONACATE - Fotos: Sinasefe Nacional e Mariana Sousa

Compartilhe esta publicação:

Diversos servidores do funcionalismo federal participaram do dia nacional de mobilização em defesa da recomposição salarial nesta terça-feira, 18 de janeiro. A data contou com atos públicos, pela manhã, em frente ao edifício-sede do Banco Central do Brasil em Brasília e, durante a tarde, no Ministério da Economia.

Os eventos marcaram o início da luta unificada em 2022. Além de servidores, parlamentares também compareceram para reforçar o pleito. O coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, deputado Professor Israel Batista (SOLIDARIEDADE/DF), destacou que, além do impacto direto na renda do servidor, a falta de recomposição salarial afeta toda a economia. “Quando o Estado cuida bem do servidor, ele gera recursos até mesmo para o setor privado”, afirmou ao defender a manutenção do poder de compra dos trabalhadores da Administração Pública.

“Hoje é um dia histórico para o serviço público federal, quando milhares de servidores param suas atividades, saem às ruas para dizer que não vão mais aceitar ataques”, enfatizou o presidente do Fonacate e da Fenaud, Rudinei Marques.

Manifestações pela recomposição salarial ocorreram também em outras regiões do país. O primeiro ato da luta conjunta em 2022 teve grande repercussão na imprensa. A agenda de enfrentamento terá sequência nas próximas semanas.

 

Requerimento

Ainda nesta terça-feira, o Fonacate solicitou, por meio de ofício, audiência com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para “tratar da pauta salarial dos servidores federais”.

No documento, as entidades do Fórum pontuam que “as perdas inflacionárias dos servidores federais (acumuladas desde 2017, para 80% dos servidores; e desde 2019, para os demais), já corroeram cerca de ¼ do poder aquisitivo dos salários, e que se não houver recomposição salarial em 2022, tais perdas poderão se acumular até 2024”.

Confira abaixo o ofício na íntegra. E assista ao video com o a cobertura dos atos:

 

Documentos relacionados


Busca


Filtros


  • Categorias