FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado
Notas Oficiais
Nota de Pesar: ao lamentar os assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips, Fonacate diz que as mortes ocorrem num contexto de ataques aos servidores públicos e profissionais de imprensa

Segundo o Assediômetro, plataforma mantida por entidades de classe do funcionalismo para registrar casos de assédio em âmbito federal, já são 1.248 casos desde 2020, e órgãos como IBAMA e FUNAI se destacam em número de ocorrências.

Com informações de: Ascom/FONACATE

Compartilhe esta publicação:

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) divulgou nesta sexta-feira, 17 de junho, nota de pesar pelos assassinatos do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, ocorridos na Terra Indígena Vale do Javari, na Amazônia. As entidades afiliadas cobram rigorosa investigação e punição dos responsáveis.

“Esse duplo assassinato não pode ser visto como caso isolado, pois ocorre num contexto de ameaças, perseguições e violência contra servidores públicos e profissionais da imprensa, sobretudo aos que se dedicam à defesa do meio ambiente e dos povos originários, muitas dessas agressões amparadas em discursos mais afetos a outros interesses do que aos das populações e regiões mais vulneráveis econômica e socialmente”, destaca o documento.

Confira a nota completa abaixo:

NOTA DE PESAR

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – FONACATE, composto por 37 entidades associativas e sindicais, que representam mais de 200 mil servidores públicos que desempenham atribuições imprescindíveis ao Estado brasileiro, expressa seu pesar pelos assassinatos do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, ocorridos na Terra Indígena Vale do Javari, na Amazônia.

Esse duplo assassinato não pode ser visto como caso isolado, pois ocorre num contexto de ameaças, perseguições e violência contra servidores públicos e profissionais da imprensa, sobretudo aos que se dedicam à defesa do meio ambiente e dos povos originários, muitas dessas agressões amparadas em discursos mais afetos a outros interesses do que aos das populações e regiões mais vulneráveis econômica e socialmente.

Segundo o Assediômetro, plataforma mantida por entidades de classe do funcionalismo para registrar casos de assédio em âmbito federal, já são 1.248 casos desde 2020, e órgãos como IBAMA e FUNAI se destacam em número de ocorrências. Nesse sentido, vale lembrar que Bruno Pereira, servidor público da FUNAI, fora destituído de seu posto – como não raro tem acontecido em nível federal – pelo simples fato de exercer com rigor, profissionalismo e dedicação suas atribuições e responsabilidades.

Neste momento de pesar, este Fórum se solidariza com familiares e amigos de Bruno Pereira e Dom Philips, ao tempo em que exige das autoridades competentes rigorosa investigação e punição dos responsáveis. Por fim, exige do Poder Público a imediata retomada das capacidades estatais e a necessária atuação em defesa da causa indígena e do meio ambiente, de forma a trazer respostas efetivas às causas pelas quais viveram e morreram Pereira e Philips.

Brasília, 17 de junho de 2022.

Documentos relacionados


Busca


Filtros


  • Categorias