FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado
Servidor
Dia do Servidor» “São os servidores públicos que mantêm o país de pé”, afirma Marques, em sessão solene na Câmara

“Se queremos realmente combater a corrupção, precisamos valorizar o servidor. Se queremos políticas públicas de qualidade, valorizemos o servidor. É através da valorização do servidor que faremos do Brasil um grande país. Por isso estamos aqui para parabenizar todo o servidor e toda servidora”, disse a deputada Erika Kokay.

Com informações de: Ascom/UNACON SINDICAL

Compartilhe esta publicação:

A Câmara dos Deputados realizou na manhã desta quinta-feira, 24 de outubro, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Servidor, comemorado na próxima segunda, 28. Rudinei Marques, presidente do Fonacate e do Unacon Sindical, representou as carreiras de Estado na mesa da solenidade, presidida pela deputada Erika Kokay (PT/DF). Diante do desmonte do serviço público em curso no país, o evento tornou-se uma grande oportunidade para ressaltar a importância dos profissionais que trabalham para garantir o atendimento dos direitos da população. 

Conforme destacou Marques, nos últimos quinze anos, o serviço público quadruplicou o número de famílias atendidas por programas de assistência social e duplicou o número de atendimentos ambulatoriais no SUS. Na Educação, o número de alunos matriculados na educação profissional de nível médio foi de 279 mil, em 2002, para 1,7 milhão, em 2018. Os avanços obtidos nessas e outras áreas vão na contramão da falta de investimento no setor público.  

“São os servidores que mantêm o país de pé. Mesmo diante da mais grave crise econômica, fiscal e política da história do país, nós continuamos fazendo entregas de serviços públicos à população. As universidades, escolas, hospitais e postos de saúde continuam funcionando. As carreiras de Estado seguem desempenhando suas atividades, que são essenciais para o funcionamento da máquina.  Tudo isso, com metade do número de servidores registrado nos países da OCDE e com o gasto com pessoal, em relação ao PIB, sendo reduzido ano a ano”, observou o presidente do Fórum.

A análise corrobora com entendimento do deputado Mauro Benevides Filho (PDT/CE). Na tribuna, ele destacou que a tentativa do governo de colocar a culpa da crise nos servidores é inadmissível e se colocou à disposição para enfrentar, ao lado da categoria, as batalhas que se avizinham. 

O coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, deputado Israel Batista (PV/DF), também marcou presença na solenidade. “Exigimos a manutenção da estabilidade do servidor público, da remuneração previsível e exemplar. Não vamos aceitar uma reforma administrativa que demoniza o servidor e desrespeita o que foi construído nesse país”, pontuou o parlamentar. 

Para concluir a sessão, a autora do requerimento, deputada Erika Kokay, enalteceu o trabalho desenvolvido no setor público. “Se queremos realmente combater a corrupção, precisamos valorizar o servidor. Se queremos políticas públicas de qualidade, valorizemos o servidor. É através da valorização do servidor que faremos do Brasil um grande país. Por isso estamos aqui para parabenizar todo o servidor e toda servidora”, concluiu. 

Documentos relacionados


Busca


Filtros


  • Categorias