FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado
Entidades
Assembleia: Entidades avaliam movimentos da reforma administrativa e planejam novos atos pela recomposição dos federais

A conjuntura sobre os rumos da Campanha Salarial dos servidores do Executivo Federal de 2024 também pautou o encontro. A avaliação das entidades é que o Dia Nacional de Mobilização pelo Reajuste proposto pelo Fórum foi positivo e teve ampla repercussão na imprensa.

Com informações de: Agência Invicta e Ascom/FONACATE

Compartilhe esta publicação:

Na última Assembleia Geral deste ano, realizada na tarde desta quarta-feira, 8, as entidades afiliadas ao Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) debateram o enfrentamento às Propostas de Emenda à Constituição (PEC 32/2020), o balanço da Campanha Salarial 2024 com a realização do Dia Nacional de Mobilização pelo Reajuste, e a Conferência Internacional do Fonacate em 2024.

Rudinei Marques, presidente do Fonacate, compartilhou suas impressões sobre as alternativas frente à PEC 32. Ele ressaltou os esforços das entidades na construção de uma proposta alternativa que promova, de fato, o aperfeiçoamento do Estado, inclusive com a promoção do diálogo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) no ciclo de debates “Nova Agenda para a Reforma Administrativa”. A 4ª edição do encontro está agendada para a primeira quinzena de dezembro, com transmissão ao vivo pelo canal do Fonacate no Youtube.

A conjuntura sobre os rumos da Campanha Salarial dos servidores do Executivo Federal de 2024 também pautou o encontro. A avaliação das entidades é que o Dia Nacional de Mobilização pelo Reajuste proposto pelo Fórum foi positivo e teve ampla repercussão na imprensa. O evento contou com atividade presencial na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e com a paralisação de algumas categorias (confira no final da matéria como foi o evento virtual).

Fábio Faiad, presidente Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) defendeu uma postura enfática frente às mobilizações.“Temos que provocar um barulho maior caso o governo não apresente ainda neste ano uma sinalização para o reajuste dos servidores federais para 2024 e realizar um novo ato”. Na ocasião, ficou acordado um segundo dia de mobilização, agendado para o dia 22 de novembro, de 10h às 12h.

Conferência – Durante a Assembleia, Marques também informou os detalhes da Conferência Internacional do Fonacate a ser realizada nos dias 22 e 23 de abril de 2024. A Comissão organizadora irá se reunir na próxima semana para a definição do tema e elaboração do cronograma de atividades.

Ao final da reunião, os membros das entidades afiliadas ao Fórum seguiram para a Confraternização de Fim de Ano, que contou com a presença de diversas autoridades e representantes de entidades de classe.

Assista abaixo como foi o Dia Nacional de Mobilização pelo Reajuste.




Busca


Filtros


  • Categorias