FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado
Sem categoria
Fonacate defende mudanças na reforma da Previdência

“Se essa reforma passar assim como está, ninguém mais se aposenta no Brasil’, alertou o presidente da Anfip, Floriano Martins.

Com informações de: Ascom/Fonacate

Compartilhe esta publicação:

Em reunião extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (18), as entidades afiliadas ao Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) discutiram o substitutivo do deputado federal Samuel Moreira (PSDB/SP) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, apresentado na Comissão Especial da Previdência na semana passada.

A preocupação com as regras de transição para os servidores e para o Regime Geral de Previdência Social; a desconstitucionalização relacionada aos requisitos de acesso, como a fórmula de cálculo e o reajuste dos benefícios; regras de pensão por morte e a exigência de idade mínima para aposentadorias especiais; e a contribuição progressiva com majoração de alíquotas foram os principais pontos elencados pelas entidades.

“Se essa reforma passar assim como está, ninguém mais se aposenta no Brasil’, alertou o presidente da Anfip, Floriano Martins.

Hoje também foi o primeiro dia de debates na Comissão Especial. A lista de inscritos tem 155 deputados (91 a favor, 64 contra). E ainda tem a previsão de discursos de 30 líderes partidários durante as sessões de debate. A expectativa do presidente da Comissão, deputado Marcelo Ramos (PL/AM), é aprovar o parecer do relator no próximo dia 25 de junho.

“Temos que voltar a buscar os parlamentares, levar nossos destaques e conversar com o relator e o presidente da Comissão Especial”, afirmou Paulo Lino, presidente do Sinal e vice-presidente do Fonacate, que coordenou os debates durante a reunião.

O Fonacate vai preparar destaques à matéria e acompanhar os outros que estão sendo apresentados pelas bancadas da Câmara. “Essa reforma é péssima para a sociedade e para os servidores. Temos que cobrar o debate para encontramos uma proposta melhor para todos os trabalhadores brasileiros”, ressaltou Rosa Jorge, vice-presidente do Sinait.

Na semana que vem, dia 27 de junho (quinta-feira), o grupo Metrópoles de Comunicação realiza o seminário “Reforma da Previdência: Um debate para ajudar a construir o futuro do Brasil”, das 18h às 20h no Teatro dos Bancários, em Brasília/DF. Está prevista a participação do deputado Marcelo Ramos e do secretário especial de Trabalho e Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, além de dois especialistas que vão demonstrar como a PEC vai atingir a vida do trabalhador da iniciativa privada e dos servidores públicos.

Documentos relacionados


Busca


Filtros


  • Categorias