FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado
Política
Manifesto em Defesa da Vida DF: live debate ações erráticas do governo diante de pandemia

Com informações de: Brasília Capital c/alterações de Ascom/FONACATE

Compartilhe esta publicação:

Uma live com duas horas de duração, transmitida pelo YouTube na noite de segunda-feira (13), reuniu ex-governadores do Distrito Federal, parlamentares, acadêmicos e especialistas para debater a atual situação da capital do País diante da pandemia da Covid-19.

​O Manifesto em Defesa da Vida reuniu numa sala de bate-papo os ex-governadores Rodrigo Rollemberg (PSB) e Cristovam Buarque (Cidadania), a deputada federal Erika Kokay (PT), os distritais Arlete Sampaio e Chico Vigilante, do PT, Fábio Félix (Psol) e Leandro Grass (Rede), além de Toninho do Psol e o advogado Marivaldo Pereira, que concorreu ao Senado em 2018 pelo Psol.

​O encontro foi mediado por Leandro Couto e Rubens Bias e teve como um dos organizadores o jornalista Hélio Doyle. Algumas lideranças convidadas, que assinaram o manifesto mas não puderam participar da live, ajudaram na coleta de assinaturas para o manifesto. Entre elas, o senador José Antônio Reguffe (Podemos).

​Os participantes convergiram em dois pontos: críticas ao governo federal pelo encaminhamento das políticas de combate à pandemia e reconhecimento de que o governador Ibaneis Rocha teve um bom início, ao ser um dos primeiros a adotar o isolamento social, mas teria se precipitado na retomada das atividades econômicas.

“Bolsonaro politizou e negou a pandemia, sabotou as medidas para enfrentá-la e é o maior responsável pela dimensão que a covid-19 tem no Brasil. Ibaneis errou ao endossar a tese criminosa do governo federal de contaminação do rebanho e, para agradar Bolsonaro e a empresários, romper o isolamento, desconhecendo o que dizem cientistas, epidemiologistas e sanitaristas”, disse Doyle.

Para o grupo, a reabertura prematura de várias atividades atrasou a retomada segura. “Se a quarentena fosse mantida durante 60 dias a retomada seria mais rápida”, concluíram.

Confira abaixo a live na íntegra:

Busca


Filtros


  • Categorias