FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado
Política
Fonacate debate pautas de interesse dos servidores públicos no Congresso Nacional

Fonacate entrega estudo sobre impactos orçamentários de eventual reajuste geral. As projeções mostram que os recursos previstos permitem aos demais Poderes, ao menos, acompanharem os valores sinalizados pelo Judiciário.

Com informações de: Ascom/FONACATE

Compartilhe esta publicação:

Com o fim do processo eleitoral, o Congresso Nacional voltou a discutir pautas importantes para o país e para os servidores públicos.

Na tarde desta terça-feira, 8 de novembro, representantes das entidades afiliadas ao Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) intensificaram o trabalho junto aos parlamentares.

O presidente do Fórum, Rudinei Marques, e o presidente do Sinait, Bob Machado, começaram a agenda conversando com os deputados André Figueiredo (PDT/CE) e Leônidas Cristino (PDT/CE) sobre pautas do funcionalismo.

Rudinei agradeceu ao deputado André Figueiredo pela luta e defesa dos servidores públicos durante seus quatro anos de mandato, parte deles dedicado a atuação na Mesa Diretora da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil).

O deputado André ressaltou que pretende continuar sua atuação na Servir Brasil, durante seus próximos quatro anos, e que seu mandato sempre teve e terá os servidores públicos como prioridade.

Na ocasião, Rudinei Marques entregou aos dois deputados federais o artigo “Eleições e Relações de Trabalho no Serviço Público”, escrito por ele e pelo presidente do Unacon Sindical, Braulio Cerqueira.

O artigo aponta eixos para a aprimoramento das relações de trabalho na Administração Pública, como o direito de expressão e de greve, a organização sindical e a negociação coletiva (clique aqui e leia o artigo).

Bob Machado destacou que a liberação para o exercício de mandato classista com ônus para a União é uma das principais pautas para as entidades que representam o funcionalismo.

Orçamento – Também na tarde de ontem, o assessor parlamentar do Fonacate, Jorge Mizael, acompanhou os presidentes da Anfip, Vilson Romero, e do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, em reunião com o relator do Orçamento, senador Marcelo de Castro (MDB/PI).

No encontro, Bráulio entregou cálculos atualizados, com apoio dos servidores do Tesouro Nacional, sobre impactos orçamentários de eventual reajuste geral. As projeções mostram que os recursos previstos permitem aos demais Poderes, ao menos, acompanharem os valores sinalizados pelo Judiciário.

O senador, que é professor aposentado, reconheceu que tanto os servidores da ativa como os aposentados estão com um déficit inflacionário muito grande. E se comprometeu a analisar a demanda apresentada pelo Fonacate e afiliadas, conversando com a Comissão Mista de Orçamento, que ainda negocia inúmeras prioridades já divulgadas pelo novo governo eleito.

Busca


Filtros


  • Categorias