Com informações de: Ascom/FONACATE
A 3ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, que será realizada nos próximos dias 15 e 16 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF, tem como temática “O papel das carreiras de Estado na promoção do desenvolvimento do Brasil e no combate à corrupção”.
O objetivo do evento é debater caminhos para o crescimento sustentado do Brasil, com servidores públicos eficientes e uma máquina pública equilibrada. “Essa terceira Conferência será um marco importante nas discussões sobre temas de interesse do Estado e dos servidores públicos. São especialistas do Brasil e do exterior que serão convidados para mostrar que a máquina pública funciona bem quando os servidores são valorizados, quando não há corrupção e quando garantimos um bom serviço à sociedade”, afirma o presidente do Fonacate, Pedro Delarue.
Na mídia o que mais se tem acompanhado são os maus exemplos de corrupção tanto por parte dos governantes como dos prestadores de serviço ao Estado. As carreiras exclusivas de Estado são fundamentais na defesa da qualidade do Serviço Público e para garantir que a sociedade, que paga os impostos, tenha a segurança de que seu dinheiro está sendo bem aplicado.
“Combate à corrupção, promoção do desenvolvimento do país e os grandes eventos mundiais que o Brasil vai receber – Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 – estão entre os temas da Conferência. Elaboramos a programação pensando nos assuntos que são de grande interesse da sociedade e que guardam relação íntima com a atuação das carreiras representadas pelas entidades do FONACATE”, enfatiza Luis Carlos Palácios, vice-presidente do Fonacate e coordenador da Comissão Técnica do evento.
A Confederação Nacional da Indústria – CNI, entidade que atua ativamente na defesa dos interesses do setor produtivo e tem como missão defender e representar a indústria, participará pela primeira vez da Conferência das Carreiras de Estado e apresentará um estudo exclusivo sobre “O custo da Corrupção para o desenvolvimento do País“.
“A definição da clareza das regras do jogo e o respeito integral a elas, pela iniciativa privada e inclusive pelos órgãos do Estado, constituem condição fundamental ao ambiente de estabilidade jurídica e de probidade administrativa que garantirão o desenvolvimento permanente do País”, explica Luis Palácios.
A apresentação do estudo será feita por Pablo Silva Cesário, Gerente-Executivo de Relacionamento com o Poder Executivo da CNI. Também já confirmaram presença no evento: Juarez Freitas (Jurista e Professor da PUC/RS); Márlon Reis (Juiz de Direito e Membro do Comitê Nacional do MCCE); Sylvio Costa (Diretor e Fundador do site Congresso em Foco); Ricardo Andrade Saadi (Diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídico Internacional da Secretaria Nacional da Justiça do Ministério da Justiça); Luiz Alberto dos Santos (Subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais – Casa Civil); Zélia Pierdoná (Procuradora Regional da República); Guilherme Feliciano (Juiz do Trabalho, professor da USP e representante da ANAMATRA); e Lucieni Pereira (Auditora-Técnica do TCU/Vice-Presidente SINDILEGIS).
A Conferência irá debater ainda assuntos como: a importância da Meritocracia para o desenvolvimento; Os limites da indicação política no Estado brasileiro; As carreiras de Estado no fortalecimento da autonomia e capacidade da máquina pública; Os reflexos da Previdência Complementar nas carreiras de Estado; e Fiscalização e garantia da integridade ética das carreiras de Estado.
Para finalizar o evento, a Comissão Técnica formatou o talk show “Copa do Mundo e Olimpíadas: O Estado está preparado?”, com o objetivo de discutir como o governo federal deverá investir em seus servidores públicos e em infraestrutura para receber os grandes eventos esportivos dos próximos anos.
PARTICIPE! As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do site do Fonacate, no link: www.fonacate.org.br/v2/?go=eventos&id=19 .
O FONACATE – entidade que representa hoje mais de 180 mil servidores – o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – FONACATE é uma associação civil, integrada exclusivamente por entidades nacionais associativas e sindicais, representativas das carreiras que desenvolvem atividades essenciais e exclusivas do Estado, em todos os Poderes, no âmbito federal, estadual, distrital e municipal.
As Carreiras Típicas de Estado são aquelas que exercem atribuições relacionadas à expressão do Poder Estatal, não possuindo, portanto, correspondência no setor privado. O objetivo do FONACATE é defender o Estado Democrático de Direito, preservando os direitos e garantias fundamentais, individuais e coletivos, além dos princípios éticos e constitucionais da Administração Pública.
SERVIÇO:
EVENTO: 3ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado
DIAS: 15 e 16 de maio de 2012
LOCAL: Auditório Planalto – Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília/DF
MAIS INFORMAÇÕES: www.fonacate.org.br – (61) 3033-1574
TWITTER: www.twitter.com/fonacate
FACEBOOK: www.facebook.com/fonacate
Fonacate © 2022 - Todos os direitos reservados
Design Lucivam Queiroz – Invicta Comunicação
Fonacate © 2022 - Todos os direitos reservados
Design por Lucivam Queiroz – Invicta Comunicação
Desenvolvido e hospedado por Pressy.com.br