FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado
Notícias
Presidente do Fonacate prestigia lançamento do programa “De olho na saúde”, do GDF

Com informações de: Ascom/Fonacate - Fotos: Controladoria-Geral do DF

Compartilhe esta publicação:

A Controladoria-Geral do Governo do Distrito Federal, juntamente com as administrações regionais, os conselhos de saúde, os hospitais públicos e a sociedade, lançou nesta terça-feira (9) o projeto de controle social “De Olho na Saúde”, que visa estimular a participação ativa da comunidade e aprimorar os serviços públicos prestados pelas unidades de saúde do DF.


De acordo com controlador-geral do DF, Aldemario Araújo Castro, o projeto capacitará grupos de auditores cívicos que, com o apoio da Controladoria, elaborarão um relatório de auditoria cívica da unidade de saúde, que não buscará mapear apenas os problemas, mas também as possíveis soluções e as boas práticas existentes. Diante do diagnóstico produzido, o grupo identificará o que a própria comunidade, com seus recursos e meios, pode fazer em prol da unidade de saúde. O projeto busca a cooperação entre Governo e sociedade para enfrentar os graves problemas enfrentados pela área de Saúde do DF.

O presidente do Fonacate, Rudinei Marques, participou do lançamento do programa no Hospital da Região Leste, que atende moradores do Paranoá, Itapoã e São Sebastião, e saudou a iniciativa da Controladoria Geral do DF em fomentar o controle social em área tão essencial como a da saúde.

“Parabenizo o controlador-geral Aldemario Castro e seu adjunto, Paulo Martins, pelos resultados já alcançados na área do controle, apesar de ainda estarem no início da gestão. Cabe aqui destacar que o resultado da má politica é o desatendimento ao cidadão. Portanto, é fundamental o aprimoramento institucional do controle interno e a realização de parcerias, como a que hora se celebra com a sociedade  civil, porque somente desta forma pode-se garantir que cada real arrecadado do cidadão seja convertido em serviços públicos de boa qualidade, como devem ser os serviços públicos na área da saúde”, ressaltou o presidente do Fórum.

Durante o lançamento, também foram oferecidos diversos serviços gratuitos à comunidade, como a Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Saúde, atendimento jurídico com advogados da Subseção da OAB do Paranoá, e atendimento voltado à saúde da mulher. Saiba mais sobre o programa no site: http://cg.df.gov.br/

Documentos relacionados


Busca


Filtros


  • Categorias