FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado
Entidades
Presidente do Fonacate debate reforma administrativa durante Congresso Estadual do Fisco

Sobre a reforma administrativa, Marques listou os avanços conquistados na última versão do relatório, com mobilização e engajamento das entidades afiliadas ao Fonacate, mas ponderou que a proposta ainda é ruim e deve ser combatida.

Com informações de: Ascom/UNACON e Ascom/FONACATE

Compartilhe esta publicação:

Nesta segunda-feira (20),  o presidente do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, participou da abertura do XIII Congresso Estadual do Fisco do Rio Grande do Norte (Conefisco).  O evento, promovido pelo Sindifern, reuniu autoridades e especialistas para debater o tema “Reformas e Justiça Social”.

Rudinei Marques fez a palestra inaugural com o tema “Reforma administrativa: o que muda no serviço público brasileiro?”. Antes de iniciar a avaliação sobre a PEC 32/2020, ele lembrou o momento que vivemos no Brasil e no mundo, de aumento da pobreza e de aprofundamento da desigualdade social, e destacou a importância de, neste contexto, fortalecer o serviço público. “Quem, se não o Estado, vai enfrentar a crise social, sanitária, econômica e, até, na educação?  O serviço público nunca foi tão necessário”, afirmou.

Sobre a reforma administrativa, Marques listou os avanços conquistados na última versão do relatório, com mobilização e engajamento das entidades afiliadas ao Fonacate, mas ponderou que a proposta ainda é ruim e deve ser combatida. “Estamos num momento em que até quem defendia a reforma não a apoia mais. Temos uma chance real de derrotar esse texto e vamos continuar lutando”.

Para a senadora Zenaide Maia (PROS/RN), a PEC 32/2020 é um projeto de desmonte do serviço público e, se aprovada, trará prejuízos inestimáveis para a população. “É um dos meus compromissos valorizar e defender o serviço público brasileiro, pois não existe Instituição forte sem a valorização dos seus servidores”, disse a congressista.

A governadora Fátima Bezerra lembrou que o fortalecimento do Estado e o aperfeiçoamento das políticas públicas passam, necessariamente, pelas mãos dos servidores. “Nesses tempos que a gente vem vivenciando, de demonização do serviço público, de criminalização dos servidores públicos, nós aqui no Rio Grande do Norte estamos dando lições de competência, de planejamento, de seriedade e de espirito público”, considerou, ao exaltar o trabalho e empenho dos servidores do Fisco estadual.

 

Busca


Filtros


  • Categorias