FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado
Entidades
Ministro Anastasia defende a necessidade de uma gestão pública ousada, corajosa e criativa para o desenvolvimento do Brasil

“A preocupação com a gestão pública é relativamente recente, em nosso país. Enquanto não a entendermos como elemento primordial para a construção de um Estado necessário, eficiente, moderno e desenvolvido, infelizmente não conseguiremos avançar", ressaltou o ministro.

Com informações de: Invicta p/FONACATE

Compartilhe esta publicação:

“Rumo ao Estado Necessário para o desenvolvimento do Brasil”. Este foi o tema da palestra magna de encerramento da 7ª Conferência Nacional das Carreiras de Estado. Conduzido pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia, o painel contou com a moderação de Rodrigo Spada, presidente da Febrafite. Realizado nesta terça-feira, 24 de maio, o evento foi transmitido pelo canal do YouTube do Fonacate.

Spada fez questão de agradecer a participação do ministro, destacando as credencias que o habilitam para abordar o tema nuclear da sétima edição da Conferência. “Posso dizer com toda a tranquilidade que Anastasia é das pessoas mais qualificadas no debate público sobre o Estado, pois ele tem uma visão ampla, por conta da sua vivência. Já foi secretário do Estado, governador de Minas Gerais, conhece o processo legislativo já que foi Senador da República e agora trabalha no Tribunal de Contas da União”, destacou.

Anastasia, que parabenizou o Fonacate pela escolha do tema da 7ª Conferência, partiu do princípio de que o Estado adequado deve ser equilibrado e refletir a realidade e as necessidades da sociedade. “O Estado deve oferecer serviços públicos premidos pela sociedade para reduzir desigualdades, dar conforto e condições humanas e dignas de vida, mas dentro de sua respectiva realidade nacional, que para o Brasil é uma e para a Suécia, por exemplo, é outra completamente diferente”, ponderou, apontando para o que ele avalia ser o grande desafio no Brasil para alcançar o então “Estado Necessário”: a pouca importância dada à gestão pública.

“A preocupação com a gestão pública é relativamente recente, em nosso país. Enquanto não a entendermos como elemento primordial para a construção de um Estado necessário, eficiente, moderno e desenvolvido, infelizmente não conseguiremos avançar”, destacou defendendo, inclusive, que todos, sobretudo as lideranças políticas, precisam ter domínio ou, pelo menos, sensibilidade para o assunto.

“Necessitamos de uma gestão pública ousada, corajosa, criativa e empreendedora que possa levar a diante a ideia de um Estado que preste serviços públicos de qualidade”, reiterou.

Confraternização – Ao final da transmissão online, os representantes da Diretoria do Fonacate e das entidadades afiliadas receberam os palestrantes da Conferência e convidados em um jantar, realizado no restaurante Oscar, em Brasília, para comemorar o sucesso do evento.

GRAVAÇÃO

O vídeo, com todos os painéis da 7ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, você confere no canal do YouTube do Fonacate. Curta a página do Fórum e acione o sino para receber notificação sempre que um novo evento começar.

 

Busca


Filtros


  • Categorias