FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado
Entidades
FONACATE vai intensificar atuação contra a reforma administrativa e realizar dia nacional de paralisação

A necessidade de maior engajamento dos servidores públicos contra a PEC foi voz corrente no encontro. “Vamos preparar uma cartilha bem objetiva, demonstrando como a proposta afeta os atuais servidores e, claro, explicando para os parlamentares os riscos para a população se essa proposta for aprovada”, explicou Rudinei Marques.

Com informações de: Ascom/FONACATE

Compartilhe esta publicação:

“Temos que intensificar a luta e a mobilização de nossas bases. E mostrar que todos os servidores – inclusive os atuais – serão duramente atingidos, se a PEC 32 for aprovada”, alertou o presidente do Fonacate e da Fenaud, Rudinei Marques, ao abrir os trabalhos da Assembleia Geral realizada na tarde desta terça-feira (1 de junho).

Durante a videoconferência, que teve como pauta única estratégias de mobilização contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 32/2020), da Reforma Administrativa, as entidades avaliaram os possíveis cenários de tramitação da matéria na Comissão Especial, que deve ser instalada na próxima semana.

A necessidade de maior engajamento dos servidores públicos contra a PEC foi voz corrente no encontro. “Vamos preparar uma cartilha bem objetiva, demonstrando como a proposta afeta os atuais servidores e, claro, explicando para os parlamentares os riscos para a população se essa proposta for aprovada”, complementou Marques.

Lademir Rocha, vice-presidente do Fonacate e presidente da Anafe, lembrou que proposta vai “acabar com serviços essenciais à população e dar muito mais espaço para apadrinhamento político”.

Dentre as propostas de mobilização, as entidades aprovaram um dia de paralisação. O também vice-presidente do Fórum e presidente do Sinal, Fábio Faiad, sugeriu que os servidores cruzem os braços, desliguem os computadores e façam outros tipos de mobilização nessa data. “Algum barulho temos que fazer para demonstrar a nossa insatisfação com a PEC.”

A data desse dia nacional de mobilização deve ser definida na próxima semana, a partir de articulações com outras entidades.

Larissa Benevides, assessora jurídica do Fonacate, esclareceu que o Fórum auxiliou a Frente Servir Brasil na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) impetrada no Supremo Tribunal Federal (STF) visando suspender a tramitação da matéria na Câmara até que o governo apresente os dados que embasaram a proposta. Novidades sobre esse julgamento também estão previstas para a semana que vem.

O encontro marcou ainda o início da nova companha do Fonacate contra a PEC 32, que será veiculada durante todo esse mês de junho na Globo News, assista abaixo e compartilhe:

Busca


Filtros


  • Categorias