FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado
Entidades
Assembleia – Fonacate vai realizar webinar para tratar de migração à Funpresp

O webinar será realizado pelo Fonacate no próximo dia 24 de agosto, às 14h30. A transmissão será pelo canal do Fonacate no Youtube e pelas redes sociais das entidades afiliadas.

Com informações de: Ascom/FONACATE

Compartilhe esta publicação:

 

Aderir ou não à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp)? O tema ainda gera muitas dúvidas nos servidores. Por isso, durante Assembleia Geral do Fonacate, realizada nesta terça-feira, dia 9 de agosto, as entidades afiliadas conversaram com o diretor-presidente da Funpresp, Cristiano Heckert e com a gerente geral Sandiscleia Beni Gutierrez.

Em virtude da Medida Provisória (MP) 1.119/2022, que reabriu a janela de migração para os servidores federais até 30 de novembro de 2022, muitos ainda não sabem as vantagens e desvantagens de aderir ao regime de previdência complementar.

Durante a reunião, Cristiano disse que a Fundação está bem estruturada e oferece mais vantagens aos servidores, como melhores condições do consignado e outras. Ele ainda informou que o servidor que tem dúvidas pode entrar em contato com a Funpresp e agendar uma conversa ou mesmo fazer a simulação e cálculos do benefício por meio do site https://www.funpresp.com.br/migracao-do-rpps-para-o-rpc/janela2022/.

O presidente do Fonacate e da Fenaud, Rudinei Marques, ressaltou que servidores das diversas carreiras ainda têm dúvidas sobre optar ou não por essa migração e convidou Cristiano Heckert para participar de um webinar, que será realizado pelo Fonacate no próximo dia 24 de agosto, às 14h30, exclusivamente para debater esse tema. A transmissão será pelo canal do Fonacate no Youtube e pelas redes sociais das entidades afiliadas.

CONCURSOS

O Projeto de Projeto de Lei (PL) 252/2003, que estabelece novas regras para realização de concursos públicos, aprovado pela Câmara dos Deputados no começo de agosto, foi outo item da pauta. Para as entidades, o texto aprovado é bastante genérico, não consolida entendimentos jurisprudenciais e deixa aos entes federados a responsabilidade pela legislação sobre pontos polêmicos, como prazos procedimentais para impugnação de edital e apresentação de recursos.

De acordo com o vice-presidente do Fonacate e presidente da Anesp, Pedro Pontual, um dos pontos que merece atenção é a possibilidade de candidatos, ainda em processo de seleção, exercerem funções do cargo público de forma precária, para posterior nomeação. No entendimento majoritário, o Projeto peca justamente por deixar de fazer aquilo a que se propõe, ou seja, parametrizar a realização de concursos em todo o país, mas também por não avançar na promoção da diversidade no setor público, trazendo apenas referências genéricas.

A matéria será debatida agora no Senado Federal. Os principais pontos do texto aprovado serão formalizados em nota do Fonacate, que será enviada aos senadores, alertando que o projeto está muito aquém do necessário.

ELEIÇÕES 2022 – O Fonacate vai realizar debate no dia 5 de setembro com os candidatos que tenham propostas de aprimoramento do serviço público brasileiro e subscrevam a Carta de Princípios do Fonacate (faça o download do documento no final da matéria ).

Os interessados em participar dos debates devem fazer contato com suas entidades de classe, que repassarão os nomes para o Fórum organizar as entrevistas.

“Assim como estamos entregando aos presidenciáveis a Carta de Princípios, queremos incentivar que candidatos ao parlamento incorporem o documento às suas propostas”, explicou Rudinei Marques.

 

Documentos relacionados


Busca


Filtros


  • Categorias