Assembleia» Fonacate prepara Dia Nacional em Defesa do Serviço Público

Assembleia» Fonacate prepara Dia Nacional em Defesa do Serviço Público

O Fonacate realizará evento online, aberto a todos os interessados.

Com informações de:
Ascom/FONACATE

Publicado em: 10/03/2021 12:03

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on skype
Share on telegram

Publicado em: 10/03/2021 12:03

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on skype
Share on telegram

Em Assembleia Geral realizada na tarde desta terça-feira (9) os membros do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) aprovaram a data de 24 de março como o Dia Nacional em Defesa do Serviço Público.

A luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, da reforma Administrativa, e todas as tentativas do governo em culpar os servidores pela crise econômica serão algumas bandeiras desse dia nacional de mobilização e protesto.

Durante a reunião, o presidente do Fonacate e da Fenaud, Rudinei Marques, anunciou ainda que no dia 24 será lançado o livro “Rumo ao Estado Necessário: críticas à proposta de governo para a reforma Administrativa e alternativas para um Brasil republicano, democrático e desenvolvido”, organizado por ele e o coordenador da Comissão de Estudos do Fórum, José Celso Cardoso Júnior.

O objetivo do dia de mobilização é unir funcionalismo e sociedade para dizer não à destruição das bases do serviço público brasileiro, trazida pela proposta de reforma administrativa (PEC 32/2020), em tramitação e, mais recentemente, pela PEC Emergencial, em votação final na Câmara, ambas enviadas pelo governo Bolsonaro ao Congresso Nacional. O Fonacate realizará evento online, aberto a todos os interessados.

Nos dias 15 e 16 de março o Fonacate também participa de seminário virtual realizado pelo Fonasefe – Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais.

“Apesar das dificuldades enfrentadas em virtude da pandemia, temos que mobilizar servidores, parlamentares progressistas e a sociedade civil em geral, contra esses ataques que podem resultar num retrocesso sem precedentes na história do serviço público brasileiro, com o fim dos concursos e o aparelhamento do Estado”, afirmou Marques.

A PEC Emergencial 186/2019, que pode congelar salários dos servidores e concursos por 15 anos, foi outro item bastante criticado pelos presentes. “Infelizmente, com o Congresso votando de maneira virtual não tivemos como atuar junto aos senadores e, agora, aos deputados para impedir essa violência contra o serviço público”, disse o secretário-geral do Fonacate e presidente do Sinal, Paulo Lino.

O Fórum e sua assessoria parlamentar ainda articulam junto aos deputados algumas emendas e destaques à PEC 186.

As entidades também avaliaram a judicialização do Decreto 10.620/2021, que promove alterações estruturais no RPPS dos servidores públicos federais.

Aguarde mais detalhes do Dia Nacional em Defesa do Serviço Público. Mas já coloque na agenda: 24 de março contamos com todos os servidores e a sociedade!

Categoria

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Scroll Up