FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado
Diretor de Participação Social da Presidência recebe FONACATE

Com informações de: Por Ascom/Fonacate - Fotos: Ascom/Unafe

Compartilhe esta publicação:


Ao centro (de óculos) Diretor Pedro Pontual discute temas das carreiras com representantes do Fonacate.

Representantes do Fonacate foram recebidos no final da tarde desta quarta-feira (4) pelo Diretor de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, Pedro Pontual. O objetivo do encontro foi apresentar o Fórum e elencar questões que preocupam o funcionalismo público.

“Nesse contato com a Presidência da República queremos reiterar que nosso objetivo é discutir melhorias para o Estado e a relevância das nossas atividades frente ao governo”, afirmou o secretário geral do Fonacate, Roberto Kupski.

Os representantes do Fórum sinalizaram a importância de chamar uma entidade como o Fonacate para participar como interlocutor das questões relativas ao Estado. “Queremos nos apresentar como parceiros”, acrescentou Kupski.

“É muito bem-vinda essa conversa e essa apresentação de vocês”, disse Pedro Pontual, que aproveitou a oportunidade para enfatizar que o Ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, tem investido muito na interlocução com as entidades associativas. “Nosso objetivo é que conversas como essa sejam permanentes e não episódicas”, frisou o diretor.

“Em todo governo discussões referentes ao Estado, a Reforma do Estado, são sempre recorrentes. Ter uma entidade tão organizada como este Fórum pode sim nos levar ao debate de temas relevantes sobre as questões do Estado, inclusive com relação as políticas públicas para o setor”, destacou Pedro Pontual, declarando ainda que a Secretaria Geral da Presidência tem a missão de estimular esse diálogo.

O vice-presidente do Fonacate e presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, ressaltou a importância do inter-relacionamento do governo com uma entidade que representa as carreiras que cuidam do Estado brasileiro. E aproveitou para pedir que o diretor Pedro fosse o intermediador de uma conversa do Fonacate com o Ministro Gilberto Carvalho.

“Queremos mostrar, em especial aos poderes Executivo e Legislativo, os inúmeros entraves que podem prejudicar o funcionalismo”, disse o também vice-presidente do Fonacate e presidente da Unafe, Luis Carlos Palácios, alertando para projetos de lei como o PL 1992 (que trata da Previdência Complementar dos Servidores Públicos). “Precisamos discutir qual o perfil das carreiras de Estado que o governo espera, principalmente à luz dos grandes eventos que estão por vir, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, completou Palácios.

“Os assuntos que temos para apresentar são muitos. Entre eles também está a importância da integração entre os órgãos e as carreiras, o que vai garantir uma melhor eficiência do Serviço Público”, argumentou Sérgio Belsito, presidente do Sinal.

Após ouvir os temas pontuados pelos integrantes do Fórum, Pedro Pontual afirmou que são todos de extrema relevância, “sobretudo o ponto de vista de vocês de que tudo isso visa o Estado servindo melhor o cidadão”.

Para finalizar, o diretor se comprometeu agendar uma próxima conversa para discutir outros assuntos de interesse dos servidores públicos e intermediar uma audiência do Fonacate com o Ministro Gilberto Carvalho. A ideia é que após a audiência com o ministro, ele participe de um Seminário com as carreiras de Estado para debater os temas em pauta no Serviço Público brasileiro.

PARTICIPANTES –
Também participaram da audiência representantes da Anffa Sindical, Fenafisco e Sinait.

Documentos relacionados


Busca


Filtros


  • Categorias

Publicações relacionadas