FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado
Câmara só deve votar nova Previdência em 2017, afirma Rodrigo Maia

Com informações de: Diário de Pernambuco // Folha de São Paulo

Compartilhe esta publicação:

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a proposta de reforma da Previdência que o presidente Michel Temer deve enviar ao Congresso neste mês só será votada em 2017. De acordo com ele, ainda que o projeto chegue ao Legislativo no prazo prometido, o máximo que será possível fazer até dezembro será concluir a análise inicial da proposta, com a aprovação do texto pela comissão especial que a Câmara vai criar para debater o assunto antes do plenário.

 

Maia disse que sua prioridade zero será a aprovação na Câmara da proposta de emenda à Constituição que impõe um teto para o crescimento dos gastos públicos nos próximos anos, encaminhada por Temer em junho. “A reforma da Previdência eu acho que eu termino na comissão até o final do ano. A minha prioridade mesmo, que acho que para o governo e para o Brasil é fundamental, é a PEC do teto dos gastos”, disse Maia ao jornal Folha de S.Paulo.

 

As duas propostas são vitais para que o governo Temer consiga ajustar as contas públicas e criar condições para a retomada do crescimento. A PEC do teto, que limita por 20 anos a expansão dos gastos públicos à variação da inflação, chegou à Câmara em 15 de junho e está em análise numa comissão especial. Aliados pressionaram o Palácio do Planalto a enviar sua proposta de reforma da Previdência só após as eleições, por temer que mudanças impopulares nessa área sejam usadas contra os candidatos dos partidos governistas.

 

O presidente Michel Temer declarou que enviará o texto até o fim de setembro, seguindo conselho de seu ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Para Meirelles, um adiamento seria danoso para a credibilidade do governo e a confiança dos investidores em sua capacidade de promover as reformas.

 

Documentos relacionados


Busca


Filtros


  • Categorias

Publicações relacionadas