FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado
Nº de servidores públicos municipais subiu 66,7% em 13 anos, diz IBGE

Com informações de: G1

Compartilhe esta publicação:
Em 2014, o Brasil tinha 6,5 milhões de servidores públicos municipais, um número 66,7% maior do que em 2001, quando eram 3,9 milhões. Os dados são do Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014, pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
Nesses 13 anos, a população cresceu em ritmo menor – houve um aumento de 17,6%. Em 2001, a população brasileira somava 172,4 milhões de habitantes e, em 2014, atingia 202,8 milhões. Com isso, a proporção de servidores municipais passou de 2,2% para 3,2% do total da população.
 
Das cinco cidades com maior proporção de funcionários municipais, em relação aos habitantes, três estão em Minas Gerais: Serra da Saudade, Grupiara e Cachoeira Dourada(veja na tabela).
 
Em relação à contratação, ainda predominam nas prefeituras os estatutários  – que têm um sistema de contratação específico para funções públicas. Eles eram 61,1% do total de funcionários em 2014, que inclui também os celetistas (contratados pela CLT), comissionados, estagiários e pessoas sem vínculo empregatício.
 
Mas a proporção de estatutários caiu: em 1999, correspondiam a 65,4%. Nesse intervalo, cresceu o número de pessoas trabalhando sem vínculo empregatício – de 13,4% para 18,7%.
 
Os concursados (contratados como estatutários e CLT) somam 4,6 milhões.
 
Os estados que têm os maiores percentuais de servidores nas prefeituras em relação às populações das cidades são o Tocantins (6,2%), Amazonas (5,2%) e os estados do Nordeste (entre 6,3% e 5,2%), com exceção daBahia e Pernambuco.
 
Servidores estaduais
A pesquisa também levantou a quantidade de servidores estaduais. Esse tipo de levantamento ocorreu, pela primeira vez, em 2012. Naquele ano, com 193,9 milhões de habitantes, o país tinha 3,2 milhões de servidores estaduais. O número manteve-se constante até 2014. Assim, a proporção de servidores estaduais caiu de 1,6% para 1,5% do total da população.
 
Distrito Federal, Acre e Roraima têm os maiores percentuais de funcionários públicos estaduais com relação à população dos estados (veja na tabela).
Segundo o IBGE, o número do Distrito Federalé explicado pela sua múltipla condição: unidade federada, município, além de capital federal. A unidade é incluída pela IBGE na análise sobre servidores estaduais, mas os funcionários do DF são chamados de distritais.
 
São Paulo é a unidade da federação com mais servidores estaduais em números absolutos (601 mil). Mas, quando se calcula o percentual entre o total de funcionários e a população do estado, verifica-se que o índice é baixo (1,4% do total) em comparação com outros estados.
 
Sobre a pesquisa
O IBGE apresentou, no Perfil dos Estados e Municípios, dados das pesquisas chamadas de Munic e Estadic 2014. Elas analisaram diversas questões sobre os seguintes temas: recursos humanos, comunicação e informática, educação, saúde, direitos humanos, segurança pública, segurança alimentar, inclusão produtiva e vigilância sanitária.

 

 

Cidades com mais servidores
em relação à população (%)
 

Serra da Saudade (MG)          

25,8           

Grupiara (MG)                           

22,9

Guamaré (RN)

22,2

Cachoeira Dourada (MG)

20,7

Araguainha (MT)

20,3

 

 

Unidades com mais servidores estaduais em relação à população (%)

Distrito Federal

5,1

Acre

4,9

Roraima

4,9

Amapá

3,9

Tocantins

3,6

Documentos relacionados


Busca


Filtros


  • Categorias

Publicações relacionadas