Com informações de: Com informações: Valor Online - Foto: Agência Brasil
O ministro Benjamin Zymler tomou posse nesta quarta-feira como presidente do Tribunal de Contas da União – TCU. A vice-presidência do órgão será ocupada pelo ministro Augusto Nardes. O mandato tem validade de um ano. No discurso de posse, Zymler reforçou o papel fiscalizador do TCU nas obras públicas.
A cerimômia contou com a presença da presidente eleita Dilma Rousseff, do vice, deputado federal Michel Temer (PMDB-SP), e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Entre as principais atribuições do TCU, está a fiscalização de obras públicas. Neste ano, o tribunal recomendou ao Congresso Nacional a paralisação de 32 obras de infraestrutura do país, das quais 18 fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Nas auditorias realizadas, segundo o TCU, foram encontrados indícios de irregularidades graves como sobrepreço, direcionamento de licitação, falta de projeto básico e superfaturamento. As recomendações do órgão, no entanto, já foram alvo de críticas do presidente Lula, que no ano passado, defendeu a punição de quem paralisasse obras sem justificativas.
Zymler, que substitui o ministro Ubiratan Aguiar, ingressou no TCU por meio de concurso público, em 1992, para o cargo de analista de finanças e controle externo. Em 1998, foi aprovado no concurso para ministro-substituto e, desde setembro de 2001, ocupa o cargo de ministro do TCU.
Fonacate © 2022 - Todos os direitos reservados
Design Lucivam Queiroz – Invicta Comunicação
Fonacate © 2022 - Todos os direitos reservados
Design por Lucivam Queiroz – Invicta Comunicação
Desenvolvido e hospedado por Pressy.com.br