FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado
Presidente Fonacate: Qualificação e aperfeiçoamento são fundamentais ao serviço público

Com informações de: Por Ana Fabre/Ascom-Conamp

Compartilhe esta publicação:


 

Os convidados da mesa de abertura da Conferência e a homenagem ao primeiro presidente do Fonacate: desembargador Aymoré Mello

 

Queremos crescer como carreiras, mas com qualificação e aperfeiçoamento. A declaração foi feita hoje (10) pelo presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP e do Fonacate, José Carlos Cosenzo, ao abrir a I Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado.
 
“Queremos, com responsabilidade, qualidade e seriedade, demonstrar que nosso país conta com um quadro exemplar de agentes, preparados para exteriorizar a atuação da administração. Sabemos perfeitamente qual a nossa responsabilidade nessa grave missão e, para tal, com a estrutura e compromisso do Fonacate e com a união de todos, não pouparemos esforços para o necessário aperfeiçoamento de nossas atividades, apresentando sempre novos e eficientes modelos de gestão. Afinal, nosso desiderato é construir a cada dia um novo país e atender aos anseios da sociedade”, disse o presidente , ao abrir a Conferência.

A necessidade de união das carreiras de Estado na busca pelo aperfeiçoamento do serviço público também foi defendida pelo deputado Marco Maia (PT-RS), que representou o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), na abertura da Conferência. “Vocês estão trilhando o caminho certo. Precisam continuar debatendo o fortalecimento das carreiras de Estado e também a qualificação do serviço. Não há fortalecimento das carreiras sem boa qualidade dos serviços prestados à sociedade”, destacou o parlamentar.
 
Primeiro presidente do Fonacate, o desembargador Aymoré de Mello, também participou da solenidade de abertura do evento. O magistrado recebeu uma placa de homenagem, em reconhecimento ao trabalho pela fundação do Fórum. “Me sinto plenamente gratificado ao ver que aquele movimento tímido do passado hoje se traduz hoje aqui numa árvore com raízes firmes, em busca do fortalecimento das carreiras típicas de Estado”, elogiou Aymoré.

 

A abertura contou ainda com representantes das carreiras de Estado, dirigentes e integrantes da Administração Pública, servidores públicos federais, estaduais, distritais e municipais, especialistas e estudiosos da área, acadêmicos e a sociedade civil organizada. Cerca de 450 pessoas participam do evento, que tem como tema central “Trilhando caminhos na qualidade do serviço público”.

O objetivo da I Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado é debater e refletir o desenvolvimento das carreiras de Estado, aprofundar e disseminar conhecimentos e experiências desenvolvidos sobre Gestão Pública, visando à valorização e profissionalização dos servidores públicos, e contribuir para a efetividade e a qualidade das funções públicas.

Entre os palestrantes do evento estão o subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Luiz Alberto dos Santos, o secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana Estevão de Moraes, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), o deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), o professor de Interpretação Constitucional e Direito Administrativo Juarez Freitas, o cientista político Murillo Aragão, a professora especialista em Gestão Heloísa Lück e o jornalista Juliano Basile.
 
A conclusão do evento se dará com a apresentação da Carta de Brasília com as principais diretrizes e sugestões debatidas durante a I Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, que será dirigida aos Poderes Públicos nas esferas federal, estadual, distrital e municipal, e à sociedade.

Documentos relacionados


Busca


Filtros


  • Categorias

Publicações relacionadas