FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado
Governo
Governo dá prazo até dia 5 para entidades responderem sobre reajuste dos benefícios

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (3), entidades que compõem o Fonacate e representam servidores do Executivo Federal resolveram encaminhar pelo acatamento do reajuste para dezembro, sem deixar de insistir na contraproposta do Fórum.

Com informações de: Ascom/FONACATE

Compartilhe esta publicação:

As entidades representativas dos servidores públicos do Poder Executivo Federal têm até o dia 5 de novembro para responder formalmente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) se assinará o acordo na rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), marcada para 6 de novembro pela manhã.

A proposta do governo foi de reajustar o auxílio-alimentação em 17,5% a partir de dezembro, com nova correção prevista para abril de 2026, de acordo com a variação da inflação. Já o per capita saúde e o auxílio-creche terão seus valores atualizados em 2026, com base no IPCA acumulado desde a última correção.

O Fonacate apresentou uma contraproposta ao governo no dia 23 de outubro. O presidente Rudinei Marques esteve com secretário de Relações do Trabalho do MGI, José Lopes Feijóo, em evento na semana passada e cobrou uma resposta para a contraproposta. No entanto, o secretário disse que o MGI está sem espaço orçamentário e que seria importante as entidades garantirem esse reajuste de dezembro. As entidades devem assinar o acordo dia 6, para o MGI preparar a Portaria do reajuste até o dia 11 de novembro. Uma vez que a folha de dezembro fecha até o dia 18.

O reajuste de 17,5% do auxílio-alimentação, se aceito, já será pago no mês de dezembro.

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (3), entidades que compõem o Fonacate e representam servidores do Executivo Federal resolveram encaminhar pelo acatamento do reajuste para dezembro, sem deixar de insistir na contraproposta do Fórum: a) para o reajuste do auxílio-alimentação, além da parcela de R$ 175,00 prevista para dezembro deste ano, foi sugerida outra de igual valor em abril de 2026, a fim de aproximar o benefício aos valores praticados pelos Poderes Judiciário e Legislativo; b) reajuste de 20% no auxilio-creche; c) reajuste de 30% no per capita da saúde. Além disso, será enfatizada a importância do reajuste das diárias e da criação do auxílio nutrição para aposentados.

Clique aqui e saiba mais sobre a contraproposta apresentada pelo Fonacate.

Busca


Filtros


  • Categorias