Na Mídia | Oposição e servidores apontam avanço em novo parecer da reforma administrativa

Na Mídia | Oposição e servidores apontam avanço em novo parecer da reforma administrativa

"Todas as entidades do Fonacate que estiveram na CCJ rejeitaram a inserção desses princípios na Constituição, assim como o hiperpresidencialismo. Foi um avanço pequeno, mas que deve ser celebrado pelo conjunto do funcionalismo", disse Rudinei Marques.

Com informações de:
O Dia

Publicado em: 21/05/2021 10:32

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on skype
Share on telegram

Publicado em: 21/05/2021 10:32

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on skype
Share on telegram

Entidades do serviço público, incluindo representantes das forças de segurança, participaram das audiências públicas promovidas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara para discussão da reforma administrativa (PEC 32).

Para o presidente do Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, a mudança feita pelo relator da PEC na CCJ, deputado Darci de Matos (PSD-SC), em seu parecer, representa “uma conquista pequena, mas que deve ser celebrada”.

Matos retirou do texto a criação de novos princípios na administração pública e também o dispositivo que garantia superpoderes ao presidente da República, governadores e prefeitos para extinção de órgãos por decreto.

“Todas as entidades do Fonacate que estiveram na CCJ rejeitaram a inserção desses princípios na Constituição, assim como o hiperpresidencialismo. Foi um avanço pequeno, mas que deve ser celebrado pelo conjunto do funcionalismo”, disse.

O deputado Israel Batista (PV-DF), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, acrescentou que, se fosse mantida no texto, a criação dos superpoderes “tornaria a administração do país muito vulnerável”.

“Seria muito perigoso. O relator ter retirado esse item foi uma demonstração de que ele não permitirá que o Congresso perca suas prerrogativas em prol do Poder Executivo”.

Categoria

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Scroll Up