• Finanças e Controle
  • Fiscalização
  • Gestão Pública
  • Segurança Pública
  • Comércio Exterior
  • Diplomacia
  • Advocacia Pública
  • Defensoria Pública
  • Regulação
  • Política Monetária
  • Planejamento
  • Orçamento Federal
  • Magistratura
  • Ministério Público
Notícias
Fórum de entidades de polícia judiciária debaterá sobre segurança pública O Fonacate é umas das entidades apoiadoras do evento. Com informações: IACC Publicado em 29/10/2018 às 14:50 | Atualizado em 29/10/2018 às 14:58

Nos dias 12 e 13 de novembro de 2018, São Paulo sediará o IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade, iniciativa da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal Regional de São Paulo (ADPF/SP), do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF/SP) e do  Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP). Segundo o Observatório de Segurança Pública do Estado de São Paulo, na última década, a segurança pública passou a ser considerada problema fundamental e principal desafio ao estado de direito no Brasil.

 

O tema, que ganhou enorme visibilidade, nunca esteve tão presente nos debates de especialistas e do público em geral como no atual momento. Nesse sentido, o IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade, organizado e promovido pela Sator e TechBiz, reunirá, além dos representantes das entidades de Polícia Judiciária, especialistas e autoridades para debater sobre questões relacionadas à segurança pública. O Fórum será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista, das 08h30 às 18h00. 

 

“O nosso evento será de suma importância para todos os delegados discutirem questões que não podem mais ser adiadas, como o fortalecimento das prerrogativas do delegado de polícia, a criação de doutrina de polícia judiciária, o combate cada vez maior contra a corrupção, intensificando-se em nível estadual, para que corruptos que porventura ainda estejam atuando à surdina sejam descobertos e punidos,  como fez a Polícia Federal em âmbito nacional, além do fomento ao desenvolvimento de novas tecnologias que sejam ferramentas poderosas nas investigações da polícia judiciária, que de fato fazem toda a diferença na resolução mais eficaz de um delito”, comenta a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP), Raquel Kobashi Gallinati.

 

A diretora da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal Regional de São Paulo (ADPF/SP), e presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF/SP), Tania Prado, enfatiza a necessidade do debate sobre a segurança pública junto à sociedade. “Com a realização do IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade, os Delegados Federais querem levar à sociedade o debate sobre a segurança pública e o combate à criminalidade por meio das experiências adquiridas nos últimos anos, sobretudo com a deflagração de operações e desenvolvimento de investigações que estão passando o país a limpo”, disse.

 

Já o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), Gustavo Mesquita Galvão Bueno, argumenta sobre a importância fundamental das ações desenvolvidas pela polícia judiciária. “Assistimos, com tristeza, a escalada do crime organizado no país e, principalmente, no Estado de São Paulo, fruto de uma política de segurança pública equivocada que privilegiou o enfrentamento, em detrimento da inteligência. Neste sentido, não poderia o Fórum IACC ocorrer em momento mais oportuno. Nele, teremos a oportunidade de discutir e colocar em pauta a importância da polícia judiciária e da investigação criminal fundamentada na inteligência como instrumentos imprescindíveis para o combate à criminalidade organizada, à corrupção, e à violência que assolam nossa população”, enfatiza o presidente da ADPESP.

 

A programação do IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade contempla os painéis: Fortalecimento da Polícia judiciária; Combate ao crime organizado e a corrupção; Prevenção e Combate ao Tráfico de Armas e Drogas; Cooperação jurídica internacional no combate à lavagem de dinheiro; Lei orgânica e constituição federal; Novas tecnologias para Segurança Pública; Segurança pública: o que a sociedade espera?; Crimes patrimoniais: sensação de in(segurança). 


Programação
Primeiro dia do evento (12 de novembro)
O Painel 1 Fortalecimento da Polícia judiciária destacará os temas: Desafios da polícia judiciária e seu papel na segurança pública; e Autonomia institucional.
O Painel 2 Combate ao crime organizado: Desafios para o enfrentamento da corrupção; e Combate a corrupção na administração pública.
O Painel 3 Prevenção e Combate ao Tráfico de Armas e Drogas: Desafios para o combate ao tráfico de armas e drogas; e Organizações criminosas: atuação da polícia judiciária.
E o Painel 4 Cooperação jurídica internacional no combate à lavagem de dinheiro: Lavagem de dinheiro nas organizações criminosas: cooperação internacional; e Laboratório de lavagem de dinheiro.

 

Segundo dia do evento (13 de novembro)
O Painel 5 Lei orgânica e constituição federal destacará os temas: Lei orgânica nacional das polícias judiciárias; e Constituição federal: a urgência da atualização dos diplomas legais.
O Painel 6 Novas tecnologias para Segurança Pública: Tecnologias para Segurança pública: Big Data, IOT e Inteligência Artificial; Cybersecurity e Prevenção de Fraudes; Crimes cibernéticos; e Avanços tecnológicos e segurança no controle de fronteiras.
O Painel 7 Segurança pública: o que a sociedade espera?: O papel do delegado de polícia na segurança pública; Segurança pública como direito humano fundamental; e Municipalização da segurança pública.
Painel 8: Crimes patrimoniais: sensação de in(segurança): Motivação dos crimes patrimoniais: uma abordagem filosófica; e Estatísticas dos crimes patrimoniais no Brasil.

 

Serviço
IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade Data:  12 e 13 de novembro de 2018
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo/SP
Mais Informações: www.forumiacc.com.br

Todos os direitos reservados © FONACATE 2013 layout por grupoflamba.com & desenvolvido por MGNIERS Política de Privacidade Termos de Uso